Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Na última terça-feira, 11 de setembro, as turmas dos 3º e 4° períodos do curso de Pedagogia da unidade Serra, participaram de uma “aula-oficina” com o tema “Aprender para ensinar e ensinar aprendendo”. A atividade foi realizada dentro da disciplina de Alfabetização: teoria e prática, ministrada pela professora Drª Lilian Menenguci.
O trabalho foi criado a partir de uma pesquisa realizada sobre a história da escrita, dos alfabetos e sua confecção em diferentes tipologias. O objetivo foi relacionar os fundamentos da alfabetização e suas contribuições para o planejamento das práticas pedagógicas, bem como para a elaboração de recursos didáticos e sua utilização em sala de aula.
No primeiro momento, a turma foi organizada em Grupos de Trabalhos (GTs). Cada grupo foi responsável pelo processo de pesquisa, abordando subtemas como: letra bastão; letra de imprensa; letra maiúscula cursiva; letra minúscula cursiva; alfabeto datilológico ou manual (conhecido popularmente como alfabeto em Libras) e alfabeto no Sistema Braille.
Em seguida, os grupos apresentaram os resultados de suas pesquisas e o recurso didático confeccionado. “A partir de cada uma das apresentações, tivemos a oportunidade de avaliar, desde a escolha do material para a produção do recurso até as possibilidades de exploração desse material didático durante o processo alfabetizador, sem perder de vista a perspectiva de uma educação que se pretende inclusiva. Também por isso pensar a produção do alfabeto datilológico e no Sistema Braille”, conta Menenguci.
As alunas Janaína Pinheiro, do 3º período e Bruna Dayane, do 4º período, afirmam que o projeto foi de muita importância para a formação profissional da turma. “A aula-oficina de alfabetos foi muito importante para a nossa formação docente. Ela nos proporcionou uma gama de saberes importantes que, certamente, colaborarão para os nossos trabalhados em sala de aula”, disse Janaína Pinheiro.
Para Bruna, “a aula-oficina abordou diferentes formas de trabalhar o alfabeto. Trouxe para nós, educadores, uma visão diferenciada acerca desse recurso. Percebemos que se faz necessária uma análise didática que considera desde o material que será utilizado para a sua confecção até a faixa etária para qual ele se destina. Além disso, ampliou nosso olhar acerca da necessidade de explorar o alfabeto em Libras e no Sistema Braille”.
Na última terça-feira, 11 de setembro, as turmas dos 3º e 4° períodos do curso de Pedagogia da unidade Serra, participaram de uma “aula-oficina” com o tema “Aprender para ensinar e ensinar aprendendo”. A atividade foi realizada dentro da disciplina de Alfabetização: teoria e prática, ministrada pela professora Drª Lilian Menenguci.
O trabalho foi criado a partir de uma pesquisa realizada sobre a história da escrita, dos alfabetos e sua confecção em diferentes tipologias. O objetivo foi relacionar os fundamentos da alfabetização e suas contribuições para o planejamento das práticas pedagógicas, bem como para a elaboração de recursos didáticos e sua utilização em sala de aula.
No primeiro momento, a turma foi organizada em Grupos de Trabalhos (GTs). Cada grupo foi responsável pelo processo de pesquisa, abordando subtemas como: letra bastão; letra de imprensa; letra maiúscula cursiva; letra minúscula cursiva; alfabeto datilológico ou manual (conhecido popularmente como alfabeto em Libras) e alfabeto no Sistema Braille.
Em seguida, os grupos apresentaram os resultados de suas pesquisas e o recurso didático confeccionado. “A partir de cada uma das apresentações, tivemos a oportunidade de avaliar, desde a escolha do material para a produção do recurso até as possibilidades de exploração desse material didático durante o processo alfabetizador, sem perder de vista a perspectiva de uma educação que se pretende inclusiva. Também por isso pensar a produção do alfabeto datilológico e no Sistema Braille”, conta Menenguci.
As alunas Janaína Pinheiro, do 3º período e Bruna Dayane, do 4º período, afirmam que o projeto foi de muita importância para a formação profissional da turma. “A aula-oficina de alfabetos foi muito importante para a nossa formação docente. Ela nos proporcionou uma gama de saberes importantes que, certamente, colaborarão para os nossos trabalhados em sala de aula”, disse Janaína Pinheiro.
Para Bruna, “a aula-oficina abordou diferentes formas de trabalhar o alfabeto. Trouxe para nós, educadores, uma visão diferenciada acerca desse recurso. Percebemos que se faz necessária uma análise didática que considera desde o material que será utilizado para a sua confecção até a faixa etária para qual ele se destina. Além disso, ampliou nosso olhar acerca da necessidade de explorar o alfabeto em Libras e no Sistema Braille”.